quinta-feira, novembro 01, 2007

 

audi R8 4.2 FSI Quattro


audi R8 4.2 FSI Quattro

nasceu em Le Mans, por isso chama-se R8 e reúne todas as qualidades de um carro super-desportivo.

foi nas estradas do Nevada perto de Las Vegas, nos EUA, que conhecemos a nova vedeta da Audi, o R8. herda o nome do modelo que venceu as 24 Horas de Le Mans onde a marca dos anéis mostrou a “mais valia” da injecção directa aplicada nos motores a gasolina (FSi). a sua apresentação é, por isso, o corolário da experiência que a marca alemã tem em diferentes disciplinas desportivas, onde toda a concepção tecnológica do novo R8 foi exaustivamente testada, desde a aerodinâmica aos motores, passando pela tracção às quatro rodas. o aspecto agressivo da carroçaria construída em alumínio (por isso mais leve) caracteriza-se por um conjunto de atributos que começam por uma aerodinâmica eficaz à medida que a velocidade se aproxima dos 301 Km/h. nessa altura a carga aerodinâmica alcança o seu valor máximo graças à forma como o fluxo do ar se distribui sobre a carroçaria e ao efeito da asa traseira que se eleva quando ultrapassamos os 100 Km/h para aumentar o apoio e a estabilidade.

atrás das costas. a colocação central do motor V8 já conhecido do RS4 com 420 CV, cuja lubrificação por cárter seco permite baixar o centro de gravidade, juntamente com a tracção às quatro rodas e as dimensões exteriores (com destaque para a altura e a largura) dão ao Audi R8 um comportamento equilibrado. com uma distribuição do peso de 44 por cento à frente e 56 por cento atrás, o novo R8 consegue desafiar os super desportivos que mais o assediam, nomeadamente o Lamborghini Gallardo. a partilha entre estes dois modelos desenvolvidos no seio da mesma equipa técnica abrange muitas áreas mas salvaguarda diferenças importantes. a começar pelo motor V8 em vez do V10 do Lamborghini. também a suspensão traseira é totalmente diferente, enquanto à frente adopta afinações distintas para além do amortecimento ser variável mediante um fluido electroviscoso. este sistema (Magnetic Ride), que reage mais rapidamente, controla melhor a inclinação da carroçaria e contribui para elevar os limites de aderência do R8, especialmente quando a potência transmitida às rodas traseiras assume a sua maior expressão. esta nunca ultrapassa os 85 por cento, uma vez que a força transmitida ao trem dianteiro varia entre os 15 e os 30 por cento.

exaltação desportiva. esta característica não só exalta a vocação desportiva deste modelo como garante um elevado nível de segurança activa. o ESP que está sempre atento não se desliga totalmente a não ser quando queremos fazer arranques mais rápidos utilizando para isso o sistema “Launch Control” que só está associado à caixa de velocidades sequencial “R Tronic”. esta transmissão que dispõe de uma embraiagem dupla é uma alternativa à caixa manual de seis velocidades em relação à qual oferece as mesmas prestações com a vantagem de oferecer consumos mais baixos e também emissões de CO2 mais reduzidas. outra opção apresentada pela Audi para o R8 são os discos de travões cerâmicos, que não só resistem melhor à fadiga como proporcionam espaços de travagem mais reduzidos e são mais leves. com menos peso não suspenso sobre as jantes de 18 polegadas com pneus mais estreitos à frente do que atrás, o Audi R8 revela-se ainda mais ágil nos trajectos mais sinuosos onde o super-desportivo da Audi se sente como “peixe na água” devido às suas dimensões bastante compactas. (fonte: www.turbo.pt )



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